Quote

Emancipação iluminada, liberdade, pura e imaculada felicidade o esperam, mas você tem que escolher a embarcar na jornada interior para descobri-lo.
B.K.S Iyengar


sexta-feira, 5 de abril de 2013

Detox de outono

O Patanjali começa os yoga sutras com

1.1 Os ensinamentos de yoga começam agora
e
1.2 Yoga é a cessação das ondulações da mente

Já é bem conhecido que quanto mais bens nós adquirimos, mais atividade teremos na mente. Cada coisa que o pertence ocupa um lugar na sua mente, além do no espaço físico. Então, muitos yoguis dedicados começam a se livrar dos pertences desnecessários, algúns vão até o extremo e se mudam para algumas cavernas nas Himalayas.... De repente você fez algumas mudanças na sua vida para simplificar, desde que você começou a praticar yoga? Um carro a menos, um apartamento menor, viver sem televisão, sem empregada para limpar sua sujeira.....tudo para ter mais silêncio na tela da sua mente.

 Mas talvez você nunca parou para pensar sobre as toxinas do seu corpo e o espaço que elas ocupam. Sim, é verdade, um corpo intoxicado significa mais vrittis - ondulações - e menos yoga para sua mente. E agora no pleno outono, com mais viruses e gripes chegando, fica ainda mais importante ter uma mente limpa. Mente limpa significa mais saúde. Então, escolha uma semana e faça você mesmo um detox; desacelera - menos horas no trabalho, desligar o celular durante algumas horas do seu dia, dizer não para atividades que você sabe tem conseqüências pesadas; muda sua dieta - sem carnes, sem açúcar e cafeína e sem alimentos processados, coma arroz integral, sopas, grãos e vegetais cozidos ao vapor e toma chá; pratique yoga - posturas que aquecem, torções e posturas restaurativos são os mais indicados e práticas de pranayama e de limpeza tipo jala neti são fundamentais para ajudar o processo de limpeza.

Yoga é a eliminação das ondulações da mente e acontece no momento que se chama agora.

E se você achar que não vai dar conta de fazer um detox por conta própria, venha passar dia 27 no Espaço Nirvana, um dia elaborado para ajudar no processo. Veja a programação completa aqui:


Nenhum comentário:

Postar um comentário